ACESSO À
INFORMAÇÃO
Radar da transparência
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

História

Por volta de 1973, Joaquim Alves Queiroz, casado com Dona Domingas, sabendo que existia uma estrada boiadeira que ligava o município de Peixe a Figueirópolis e que a mesma tinha um movimento ótimo devido à existência de grandes fazendas na região, resolveu colocar uma vendinha para que pudesse atender aqueles boiadeiros que ali passavam constantemente e assim foi feito.

Com o crescimento do movimento da vendinha, forma chegado mais famílias e ali fixando moradia. Wandson Filgueira, o prefeito de Peixe, comprou cinco alqueires e doou para famílias que quisessem fixar moradia no local. Em 1976 foi construída a primeira escola, sendo José Odilon Damasceno seu primeiro professor. Em 1977, a primeira máquina de arroz foi instalada. Assim foi crescendo um povoado que logo se tornou o distrito de Sucupira.
Seu nome se deve à planta, Sucupira, árvore que dava sombra para a primeira venda construída no local.

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Sucupira, pela Lei Estadual nº 251, de 20-02-1991, alterada em seus limites pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado dos municípios de Peixe e Figueirópolis. Sede no atual distrito de Sucupira (ex-povoado). Constituído do distrito sede. instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Sucupira - GO

Fundação: 1900
Aniversário: 20 de fevereiro
Gentílico: sucupirense
População: 1.577 habitantes
Área: 172,763 km²